Site Médico: Principais Fatores para um Site de Sucesso

Site Médico

A escolha de uma Agência de Marketing Médico

A escolha de uma agência de marketing geralmente é um problema enfrentado por um grande número de médicos que buscam por profissionais especializados em marketing médico. É possível notar que a grande maioria dos sites médicos está em um nível muito baixo quando se trata de métricas, otimização e velocidade.

Antes de tudo, você precisa entrar em contato com os profissionais especializados em marketing digital para médicos e verificar o portfólio da empresa com exemplos de trabalhos já realizados.  Além disso, vale a pena verificar os resultados já obtidos dos sites desenvolvidos pela empresa nos motores de busca.

Principais fatores para um site médico de sucesso

A principal razão que leva ao desenvolvimento de um novo site
médico é a intenção de atrair novos pacientes, além de criar uma imagem positiva para a clínica.

Um site médico obrigatoriamente deve atender aos seguintes requisitos:

1. Segurança:

Deve possuir um sistema de segurança que seja protegido ao máximo contra hackers;

2. SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que
potencializa e melhora o posicionamento de um site nos mecanismos de busca para termos referentes ao produto ou serviço. Para que você receba mais pacientes em sua clínica é importante que o seu site seja otimizado internamente com técnicas de SEO.

 3. Design do Site

O design deve ser limpo e intuitivo com a utilização de técnicas de UX e UI design. Deve-se elaborar um design de site de fácil navegação, que atraia a atenção do vistante e, ao mesmo tempo, não seja excessivamente intrusivo.

4. Velocidade do Site

Um site médico deve abrir rapidamente de forma a atender às expectativas do visitante com relação à velocidade para adquirir as informações buscadas. Esse fator também é muito importante para o rankeamento do site nos mecanismos de busca, melhorando os aspectos relacionados ao SEO.

5. CMS

Todo site necessita de um sistema de gerenciamento de alto nível com um sistema de administração das páginas do site e do blog onde qualquer pessoa com os devidos acessos possa publicar novas páginas ou posts no blog do site médico sem a necessidade de conhecimentos em programação de sites.

6. Um site para Médicos deve ser responsivo

A maior parte das buscas realizadas na internet são realizadas através de celulares, portanto, todo site atualmente deve ser desenvolvido de forma que seja adaptável para dispositivos móveis (smartphones e tablets).

7. Utilizar o Favicon no Site

Favicons são pequenas imagens do site que podem ser visualizadas no navegador e representam a identidade da marca. A presença desse recurso ajuda na visualização de seu site quando existem várias abas abertas ao mesmo tempo, além de dar destaque ao site nos mecanismos de busca. Para incluir um favicon em seu site, clique aqui e acesse o site favicon.cc.

Envie a imagem que você quer utilizar para gerar o favicon, importe e inclua na raiz de sua hospedagem na pasta “www”.

9. A disponibilidade de uma hospedagem profissional para o site.

Para que o seu site obtenha sucesso e você receba contatos de pacientes todos os dias pela internet é necessário contratar uma hospedagem profissional para o seu site. Uma hospedagem profissional deve oferecer requisitos mínimos de segurança, uptime do servidor por pelo menos 95% do tempo, boa velocidade e
capacidade de armazenamento para os arquivos de seu site e e-mails corporativos.

10. Mapa do site (fornece facilidade
de navegação).

O mapa do site é um arquivo em formato HTML ou XML que auxiliará os seus visitantes e os mecanismos de buscas a encontrar as páginas de seu site com mais facilidade.

Design de um site médico

O design de um site é algo extremamente importante para qualquer organização médica, tendo em vista que essa não é apenas uma maneira de seus pacientes entrarem em contato com você, mas transmite a imagem dos serviços prestados por sua clínica.

Obviamente, cada consultório ou clínica médica tem seu próprio estilo, logotipo e cores reconhecíveis. As informações devem ser inseridas no site de acordo com o estilo do design de sua marca.

Um site de uma clínica médica ou consultório devem garantir relevância, confiabilidade, integridade, abrangência da especialidade, dados de contato, compreensão e facilidade de informações.

Site para Médico – Dados imprescindíveis

Os pacientes que visitam o site de um médico geralmente buscam por informações e uma idéia geral sobre as comodidades do consultório, o profissionalismo e a experiência da equipe e, mais importante, um pouco do seu conhecimento sobre a especialidade médica oferecida.

As informações disponíveis no site ajudam o paciente a avaliar
cuidadosamente a qualidade dos serviços prestados e a escolher a sua clínica. Um site bem projetado ajudará seu público-alvo a fazer a escolha certa.

Como deve ser o projeto de um site para um médico? Além das técnicas de marketing destinadas a atrair novos pacientes, existem requisitos para o design de sites de organizações médicas para melhor informar os visitantes.

Os dados a seguir não podem faltar em um site médico:

1) nome do médico e sua especialidade (sempre inclusas no título e na
meta descrição do site para efeitos de otimização nas buscas)

2) informações sobre os fundadores e a data de abertura da clínica;

3) detalhes de contato: números de telefone,, e-mail e endereço, mapa e horário de funcionamento (preferencialmente no rodapé para melhorar o SEO Local da clínica);

4) especialidade oferecida;

5) descrição dos serviços (cada serviço deve ter a sua própria página
separada);

6)  uma lista do currículo do médico (fotos, qualificações, sobre, cursos);

7)  descrição da clínica (data de abertura, localização, perfil);

8)  número do CRM do médico;

9)  detalhes de contato com formulário e o whatsapp da clínica;

10)  disponibilização de consultas online;

11)  blog com artigos relacionados à especialidade;

12)  respostas a perguntas freqüentes;

13)  links para as páginas do médico nas redes sociais;

É de extrema importância incluir informações sobre as atividades e
serviços médicos oferecidos. Inclua todas as informações relevantes sobre seu currículo e sua clínica para permitir uma avaliação prévia que ajudará na escolha de seu serviços por parte dos visitantes do site.

Outros fatores relevantes de um site para médico

Em outras palavras, não negligencie o design e o conteúdo do site da sua organização médica. Afinal, o seu site, atrai novos clientes, fala sobre o trabalho da organização, sendo seu cartão de visita, tanto para pacientes quanto para os mecanismos de busca.

Você sabe qual é o melhor site para médicos e como ele difere de um site simples ou ruim?

Existem outros fatores para que um site médico seja considerado o melhor aos olhos dos pacientes e dos mecanismos de busca.

Você deve estar atento sobre como funciona o marketing médico e como os seus visitantes se comportam quando acessam o seu site.

É necessário identificar questões básicas da percepção do seu website por seus visitantes e descobrir quais são as melhores práticas para melhorar os seus resultados na internet.

Alguns aspectos de um site médico feito de forma correta:

1. Conteúdo adequadamente agrupado e formatado

Não pense que as pessoas vão ler tudo o que você escreveu. Os visitantes geralmente não lêem apenas partes do que está escrito no site, olham o texto na diagonal, focam nos títulos, listas e início de parágrafos.

Portanto, todo o texto que mostrado deve ser dividido em
pequenos parágrafos de até cinco linhas. Devem ser criados mais subtítulos com as tags H2 e H3 e adicionar listas sempre que possível. A fonte do texto deve estar em letras escuras sobre um fundo claro.

2. Em um site médico, o texto inteiro não é apenas fácil de ler, mas também fácil de lembrar.

Para que isso ocorra, tudo deve ser escrito em uma linguagem simples e compreensível para qualquer pessoa. Por exemplo, o fato de aumentar o espaçamento entre linhas e o espaçamento entre palavras individuais aumenta a memorização geral do que você lê, você pode escrever frases simples.

O mesmo se aplica a termos médicos complexos, caso seja impossível explicar algo de maneira simples, foque apenas no que uma pessoa leiga no assunto possa entender.

3. Visitantes querem voltar ao seu site. Os melhores sites médicos oferecem a possibilidade de fazer isso.

Muitas vezes não se lembrarão do endereço de seu site, ou talvez não lembrem do seu nome, mas você pode dar a possibilidade do visitante assinar uma newsletter ou segui-lo nas redes sociais.

4. Foque na conversão.

No site médico, o melhor deve ser a facilidade de perceber o serviço oferecido e a facilidade para que o visitante entre em contato.

Quer um site médico que funcione melhor para sua clínica e atraia novos pacientes?

Entre em contato com um de nossos consultores.