A realidade é que a concorrência em qualquer especialidade médica tem se tornado cada vez mais alta nos grandes centros urbanos do Brasil e a quantidade de médicos recém formados continua a crescer ano após ano.
Segundo dados disponíveis no CFM, hoje existem 489.279 médicos formados em atividade no Brasil.
Apenas alguns anos atrás, em muitas cidades no Brasil a situação era completamente diferente, encontrar médicos especialistas era uma tarefa mais difícil e era possível contar nos dedos aqueles que tinham horários vagos para uma consulta.
Consequentemente, as clínicas que não estavam engajadas no crescimento profissional através do marketing médico devido ao baixo nível de competição, perceberam uma diminuição significativa de número de pacientes.
Além de rede sociais tradicionais como Facebook, Twitter, Instagram e Youtube existem também redes sociais exclusivas para médicos, como é o caso da Doximity.
No Brasil, existiam algumas redes sociais para médicos como a IMED e Doctorsway, além de inovadoras, eram uma excelente alternativa para a expansão da comunicação e interação entre os profissionais de saúde.
Promover sua clínica nas redes sociais pode ser um grande diferencial para o seu marketing médico e isso se deve ao fato de o público das redes sociais estar utilizando cada vez mais a busca por uma variedade de serviços, e os médicos não são uma exceção.
Mas, apenas criar uma página nas redes sociais geralmente não é o suficiente. Então, surge uma questão lógica: como promover as suas redes sociais e atingir o público correto para a sua clínica?
Tendo em vista que uma estratégia bem elaborada de SEO pode levar algum tempo e a publicidade utilizando o Google Ads para a clínica exige um investimento mensal para gerar retorno e atrair mais pacientes, vale considerar fontes alternativas dentro do Marketing Médico. A promoção de clínicas e consultórios nas redes sociais é hoje uma das maneiras mais eficazes de atrair um novo público. Neste artigo, vamos compartilhar informações úteis para que você possa promover a sua clínica nas redes sociais.
Avalie a necessidade de promoção nas redes sociais
A eficácia da promoção de sua clínica por meio de uma conta nas redes sociais depende muito de sua especialidade. Especialidades como pediatria, cirurgia plástica, reumatologia, odontologia e obstetrícia podem obter excelentes resultados. Isso se deve ao fato de que o público-alvo nessas categorias é o mais claro possível e é segmentado, além disso é possível escrever conteúdo útil diariamente por muitos meses sobre os tópicos desses serviços. Dessa forma, podemos maximizar o envolvimento.
As contas nas redes sociais das clínicas locais também funcionam bem, mas neste caso, você precisa atrair pessoas que moram ou trabalham exclusivamente perto da localização de sua clínica ou consultório.
Quando se trata da escolha de quais redes sociais são as melhores opções para a sua clínica, devemos considerar principalmente duas – Facebook e Instagram. Cada uma delas tem o seu próprio público, que às vezes se cruza.
Caso você escolha uma plataforma para promover sua clínica e não consiga atingir o seu público-alvo, todos os seus esforços serão desperdiçados.
É recomendado fazer uma pesquisa inicial de seu público e de seus concorrentes locais para que você consiga obter ideias e alcance o potencial máximo de sua divulgação.
Vale lembrar que você deve criar uma página de divulgação nas redes sociais ao invés de criar um perfil para a clínica.
Publique o conteúdo correto para o seu público
A experiência do usuário é o maior desafio enfrentado quando uma agência de marketing médico planeja atrair a atenção de um público específico através das redes sociais.
As postagens nas redes sociais oferecem uma oportunidade única de mostrar aos seus assinantes que você é apaixonado pela sua especialidade e que possui grande autoridade, demonstrando todo o seu conhecimento sobre o assunto.
Descubra quais são os tópicos mais populares e perguntas interessantes em sua área e fale sobre isso em sua rede social.
Tire fotos de sua clínica, publique stories em seu Instagram e crie uma conexão com os seus seguidores.
Um plano editorial bem elaborado permitirá que você mantenha um equilíbrio entre o conteúdo informativo e o de marketing, o que ajudará a obter a máxima eficiência desses canais de divulgação.
Obtenha seguidores reais
Na Internet, você pode encontrar muitas empresas que vendem seguidores para páginas de redes sociais. Esses seguidores não são pessoas reais, mas sim, robôs. Isso é supostamente feito para que a sua conta pareça mais popular aos olhos de um novo público, mas, na verdade, ela não produz nenhum resultado e pode até levar a vários problemas para a sua clínica.
Muitas redes bloqueiam contas com seguidores falsos, além disso, as redes sociais tem diminuído o alcance orgânico e os posts provavelmente não atingirão o seu público alvo, mas sim robôs. Imagine que você possua 1000 seguidores reais e 10.000 seguidores falsos criados por um bot. Não há dúvidas de que os seus posts terão um alcance muito limitado. Sem contar com o gasto desnecessário em Ads quando o seu objetivo for promover um post patrocinado para os seus seguidores.
Portanto, use um orçamento mensal para atrair pessoas reais, afinal o seu objetivo é ser reconhecido por pessoas reais e não por robôs.
Acompanhe o desempenho de suas contas
Existem várias formas de saber quantas chamadas são provenientes de suas redes sociais. Você pode utilizar códigos de rastreamento dentro das plataformas e de seu site ou mesmo pedir à secretária para que anote de onde vieram as chamadas, mensagens, e-mails e contatos, simplesmente perguntando ao paciente como ele conheceu o seu consultório.
Dicas para postar em redes sociais
1. Faça o máximo de posts possível
Tanto para o Facebook, como para o Instagram o ideal é que você poste de forma constante, pelo menos uma vez por semana ou se possível todos os dias.
2. Faça posts patrocinados contextuais nas redes sociais
A publicidade contextual, neste caso, é boa porque é possível personalizar a exibição para o público-alvo, com foco em gênero, idade, interesses e educação. Um post patrocinado pode alavancar a página de sua rede social rapidamente.
3. Troque postagens com outros médicos
Este método é adequado para páginas em que já existe um público razoavelmente grande. Você pode fazer uma parceria com outros médicos ou clínicas que tratam de um assunto relacionado ao seu, sugerindo que ele poste o seu conteúdo na página dele e você poste o conteúdo dele em sua página.
4. Faça reposts
Avalie os posts que tiveram bons resultados nos últimos meses e faça o repost na página de sua rede social .
5. Adicione hashtags às postagens
A adição de hashtags permite aumentar o número de pessoas que visualizam as suas postagens. Todos os usuários das redes sociais estão familiarizados com este símbolo #, que é colocado antes da frase ou palavra-chave. Como resultado, os usuários que possuem interesses semelhantes ao assunto abordado em sua rede social poderão ver sua postagem. Utilize pelo menos 5 hashtags em cada post. Por exemplo, se o seu post trata de reumatologia, inclua #reumatologia, #reumatologistasuacidade, etc.
Conclusão
Promover suas redes sociais não trará resultados imediatos para a sua clínica. Antes de tudo, esse canal é necessário para criar uma conexão com o seu público. Mas, com essa abordagem, você receberá um paciente mais leal, que não apenas liga e, em seguida vai parar para pensar ou compará-lo com outros médicos especialistas, sempre em busca da consulta mais barata. Esses pacientes já criaram uma conexão com você e farão todo o possível para serem atendidos em sua clínica.
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