Como funciona o Google Meu Negócio

Google Meu Negócio

Você tem curiosidade de saber como funciona o Google Meu Negócio? Hoje nós vamos responder todas as perguntas, das mais básicas até as mais avançadas sobre o assunto.

Afinal, se você tem um negócio e ainda não tem o seu cadastro no Google Meu Negócio, pode ter certeza que você está se prejudicando. Isso porque praticamente (se não todas) as pessoas hoje, antes de comprarem ou irem até uma loja, pesquisam na internet antes.

Por vezes as pessoas até sabem onde a loja fica e o que querem comprar, mas precisam do endereço completo para colocar no aplicativo de transporte. Você já pensou nisso?

Imagine esta situação: você está conquistando cada vez uma clientela maior, pessoas passam a indicar a sua loja ou o seu restaurante.

Mas no momento de colocar o nome do seu negócio no Google para encontrar o telefone, o endereço, redes sociais ou até mesmo o site, as informações não estão disponíveis.

É aí que você se prejudica. Porque o Google oferece outras opções do mesmo ramo que o seu para os usuários. Se você não tem os dados de contato e endereço da sua empresa na internet, os seus competidores terão.

Para que isso nunca mais aconteça com você, neste artigo explicamos como funciona o Google Meu Negócio, e compartilhamos com você algumas dicas e conceitos importantes.

O que é o Google Meu Negócio

Você já conseguiu entender as aplicações e importância do Google Meu Negócio? Acreditamos que sim. Por isso vamos definir exatamente o que é essa plataforma para que você consiga criar as suas estratégias de negócio.

O Google Meu Negócio se trata de uma ferramenta gratuita e de fácil utilização. Ela possibilita que empresas e organizações façam o gerenciamento de sua presença online no Google.

Inclusive, os resultados melhoram para as Pesquisas Google e no Google Maps, afinal o sistema é um só e completamente conectado.

A partir da utilização da ferramenta, algumas vantagens claras são percebidas:

  1. Gerencie suas informações: pois quando os usuários pesquisam, a sua empresa deve aparecer como uma opção de serviço ou produto. E quando encontrarem a sua empresa, é essencial que informações de contato, endereço e horário de funcionamento estejam disponíveis e corretas.
  2. Interaja com os clientes: com a possibilidade de ler e responder comentários, além de adicionar fotos, o contato com os clientes é muito mais próximo e consegue fidelizá-los. Além disso, é uma oportunidade de tentar reverter comentários ruins e mostrar profissionalismo nestes momentos.
  3. Entenda e amplie a sua presença: como o sistema é completamente conectado com outras plataformas, é possível entender onde estão os clientes que estão pesquisando a sua empresa. Além disso, é possível saber quantas pessoas ligaram diretamente para você usando o telefone do Google Meu Negócio.

Por isso, é importante utilizar todas as oportunidades que a ferramenta proporciona. Ainda que seja mais um item para adicionar na sua lista de afazeres, recomendamos que a considere como uma prioridade. Afinal, os resultados de ter uma presença online são tão importantes quanto outras atividades da sua empresa.

Meu negócio no Google

Como já explicamos, ter o seu negócio no Google hoje se trata de uma questão de sobrevivência.

O Google é o mecanismo de busca utilizado pela grande maioria das pessoas. E é a ele que as pessoas recorrem para procurar informações importantes, encontrar redes sociais e descobrir como entrar em contato com as empresas.

Por isso, a presença no Google é tão importante e imprescindível para o seu negócio hoje em dia.

Google Meu Negócio Editar

Manter o seu cadastro no Google Meu Negócio atualizado é tão importante quanto o primeiro passo de criá-lo. Para isso, você pode editar as informações da empresa a qualquer momento, quantas vezes precisar.

O importante é manter sempre dados de contato, localização e outras informações bem atualizadas sobre a empresa no Google.

Algumas informações comuns que são inseridas e editadas com frequência no Google Meu Negócio são:

  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Dados de contato;
  • Fotos para ajudar os clientes em potencial a encontrar a sua empresa e conhecê-la melhor.

Depois de inseridas as informações, é importante verificar a ficha da empresa. O objetivo é que apareça na Pesquisa do Google e no Google Maps.

Além de manter negócios ativos com suas informações atualizadas, é possível também marcar uma empresa como permanentemente fechada. Isso é interessante quando uma empresa fecha, ou então quando não está mais oferecendo seus serviços em uma determinada cidade.

Dessa forma, os clientes não ficam insatisfeitos ao buscar os contatos e não conseguir falar com ninguém. Ou pior, quando vão até o endereço indicado no Google Meu Negócio e encontram uma placa de “Aluga-se” na porta.

Abaixo deixamos a lista completa fornecida pelo Google quanto às informações que podem ser inseridas e editadas no Google Meu Negócio:

  • Nome da empresa;
  • Categoria;
  • Endereço;
  • Área de cobertura;
  • Horário de funcionamento;
  • Telefone;
  • Site;
  • Atributos;
  • Fotos;
  • Da empresa;
  • Data de abertura;
  • Menu/serviços (disponibilidade limitada);
  • Horários de check-in e check-out (apenas para hotéis);
  • Informações do hotel (apenas para hotéis).

Google Meu Negócio Cadastrar

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Google Meu Negócio, e quais as informações que podem ser compartilhadas no seu perfil, podemos seguir para o primeiro passo de todos: o cadastro.

Para cadastrar é preciso acessar o Google Meu Negócio e começar a fornecer as informações da sua empresa como nome, site, contatos e localização. Assim que você compartilhar essas primeiras informações, vai ser preciso verificar o seu negócio.

Essa é uma etapa importante porque é a forma como o Google garante que as empresas realmente existam. Assim, a plataforma é muito confiável e cresce cada vez mais para as empresas que desejam ter um contato mais próximo, ainda que no ambiente online, com os seus futuros consumidores.

Para você ter uma ideia dos dados, todos os meses o Google tem:

  • 5 bilhões de pesquisas por restaurantes;
  • 3 bilhões de pesquisas por hoteis;
  • 1 bilhão de pesquisas por lojas de roupas;
  • 600 milhões de pesquisas por salões de beleza;
  • 5 milhões de pesquisas por cafeterias.

O seu negócio não está em nenhuma destas áreas? Não se preocupe, pois os números podem até não ser tão absurdos assim, mas com certeza são expressivos em todos os ramos.

Ao cadastrar o seu negócio, lembre-se que um bom perfil de negócio é capaz de conquistar mais clientes. Além disso, você cria mais uma forma de seus clientes interagirem com você.

Postagem Google Meu Negócio

Existe uma possibilidade muito interessante para os negócios que possuem seu perfil no Google Meu Negócio. Essa possibilidade é a criação de postagens no perfil da sua empresa para interagir com clientes. Estes clientes chegam até a sua empresa através da pesquisa do Google, ou então do Maps.

As possibilidades são muitas, como comunicados, ofertas, itens em destaque ou detalhes de eventos.

E o melhor, estas publicações chegarão a todos que buscarem sobre você, diferente das redes sociais, por exemplo. Elas são uma ótima fonte de engajamento com possíveis consumidores. Contudo, as comunicações que você cria dificilmente chegam até os seus seguidores. No Google Meu Negócio chegam.

Google Meu Negócio Telefone

Uma das possibilidades que o Google Meu Negócio oferece é a divulgação do telefone de contato.

Mesmo que muitas pessoas prefiram entrar em contato por mensagens ao invés de realizar ligações atualmente, é essencial que esta informação seja compartilhada.

Afinal, para que uma empresa seja confiável, é preciso poder realizar contato de todas as maneiras. Assim, o compartilhamento do número de telefone no Google Meu Negócio é altamente indicado.

Google Meu Negócio é pago?

Não! O Google Meu Negócio é mais uma ferramenta 100% gratuita que o Google oferece. As empresas apenas precisam se cadastrar e fornecer as informações atualizadas e aproveitar os resultados.

Por isso, você não deve mais perder tempo, se ainda não parou de ler este artigo para fazer seu perfil, e criar o cadastro da sua empresa no Google Meu Negócio hoje mesmo.

A oportunidade é muito interessante, e possibilita que mesmo fora do horário comercial, os seus clientes o encontrem. E a partir deste primeiro encontro, podem verificar o seu site, ou entrar em contato com dúvidas ou pedidos.

Meu Negócio no Google Maps

Como já explicamos, a presença da sua empresa no Google Meu Negócio significa que ela poderá ser encontrada no Maps.

Isso é muito interessante pois turistas ou clientes que estejam utilizando o Maps em sua rotina, podem pesquisar pela sua empresa facilmente sem precisar abrir a busca do Google.

Afinal, não é segredo que hoje os motoristas e até pedestres utilizam muito o Google Maps para sua localização diária. O mesmo acontece na busca por negócios, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos.

Conclusão

Portanto, depois de entender todos os detalhes desde os mais básicos até os mais avançados, é possível ter uma visão melhor do que o Google Meu Negócio significa.

Além de ser uma grande oportunidades para as empresas, é também um canal que facilita a busca dos usuários.

E como essa relação é tão benéfica, faz muito sentido para a sua empresa, estar presente na plataforma.

Não perca tempo e crie um perfil de qualidade para o seu negócio, e ainda feche mais e melhores vendas e parcerias como consequência.